Segundo pesquisa realizada pela empresa de consultoria de outplacement, Manpower Group, aproximadamente metade das companhias brasileiras (48%) planeja empregar no quarto trimestre deste ano, sendo São Paulo e Minas Gerais os maiores estados empregadores. Estes dados fazem parte da “Pesquisa de Estatística de Emprego”, que reuniu mais mil empregadores no país.
Apesar disso, há um percentual significativo de empresas que planejam reduzir o número de contratações, pois decresceu de 15% para 13% entre os terceiro e quarto trimestre, e os que pretendem contratar e os que devem despedir funcionários teve um leve acréscimo de 33% para 38%
Entre os 41 países analisados no estudo, o Brasil levou o segundo lugar, ficando atrás somente da Costa Rica. Estiveram presentes também no estudo os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido, países cuja probabilidade de emprego é levemente inferior, com uma média global de projeção de 30%.
Área mais procurada no Brasil
É possível ver em pesquisas relacionadas a emprego que a área que mais cresce no Brasil é a Tecnologia da Informação (TI), ou seja, profissionais que lidam com programação de dados e com o avanço de certas tecnologias. Nenhuma empresa cogita ficar para trás e procura esses profissionais para aperfeiçoarem seus sites e resolver “bugs” que podem ocorrer neles.
Conforme o exposto acima, o setor lidera com a necessidade destes profissionais, cerca de 46% das empresas têm expectativa de contratação. Seguido pela área de bens de consumo, com aproximadamente 40%; setor de finanças e imobiliários com 38%; área de logística e transporte com 36%; já na parte de assistência médica e ciências da vida, 33%; e comunicação com 26%.
Os estados que possuem mais pretensões de admissão são São Paulo, com 44%, e Minas Gerais com 36%. Foi visto também que a preferência das empresas no Brasil é 40% por aqueles que estão a procura de realocação ou transição de carreira, neste percentual está inclusa a quantidade de pessoas com carreiras não lineares (29%).
Devido a carência de talentos, há demanda de admitir profissionais que já tenham a capacidade para função. A demanda gera um verdadeiro impasse para 80% dos empresários contratarem no Brasil, pois 51% dos empresários do país planejam admitir mais funcionários permanentes.
Veja as habilidades buscadas por quem está contratando em TI, a área com maior demanda até o final do ano
O gerente de people & culture do Manpower Group Brasil, Leandro Fernandes, aconselha que o ideal no processo seletivo, é que o candidato cite exemplos e situações vividas em empregos anteriores, e ainda especifique as responsabilidades que teve em cada projeto. Com isso, você certamente demostrará resiliência e capacidade de aprendizagem, algo que as empresas valorizam muito.
Leandro Fernandes, gerente de people & culture do Manpower Group Brasil. (Foto: Reprodução/Linkedin/Leandro A. Fernandes)
“Skills” mais procuradas em um profissional de TI
O gerente da empresa ainda afirmou que “no Brasil, de forma geral, as soft skills mais buscadas pelos empregadores são colaboração e trabalho em equipe; raciocínio lógico e resolução de problemas; responsabilidade e confiabilidade; tomada de iniciativa, criatividade e originalidade”, disse Leandro. Além delas, também é muito valorizado o pensamento crítico e analítico.
Foto Destaque: Carteira de Trabalho. Reprodução/Pagbank.